quinta-feira, 14 de maio de 2009

Alegria de Deus: ALEGRIA extasiante...

Salve amados,

A Leitura do Evangelho proposto de hoje: João: 15,9-17
9. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
10. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
11. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. 12. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16. Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.


O texto é segmento da Palavra de ontem, quando vimos que Jesus se apresentava a nós como a videira cujos ramos, para darem bons frutos, devem estar sempre limpos, forte e intimamente ligados ao tronco.

Hoje, Cristo, chamando-nos de amigos, vem nos falar do seu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como Ele nos ama. E diz mais: que não há prova de amor maior, que dar a sua própria vida pelos amigos, como Ele fez por nós. Isso me recorda um louvor antigo da igreja:


“Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Eis que eu vos dou um novo Mandamento:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"
Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"
Permanecei em meu amor e segui meu Mandamento:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"
E chegando a minha Páscoa, vos amei até o fim:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"
Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos:
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos tenho amado"


Este é o mandamento que Jesus recebeu do Pai e veio transmitir-nos e, portanto, como toda a Palavra, devemos obedecer a este mandamento, guardá-lo e também transmiti-lo, como nos chegou. O Amor que Vem de Deus é o que nos dá a verdadeira Alegria, como prometido.

E que Alegria é esta? È uma alegria que, assim como a paz de Deus, não vem do mundo; nem o mundo a conhece nem é capaz de nos transmiti-la.

A alegria do mundo é passageira e somente nos serve a ter uma sensação de prazer. Um prazer momentâneo que vai passar tão logo a situação que nos deixa aparentemente felizes termina. A bebida, por exemplo, o cigarro, as festas, até altas horas, nada é suficientemente capaz de nos deixar realmente feliz. O mundo não nos dá uma satisfação plena, e, por isso, muitos precisam buscar em outros lugares algo que julgam faltar. E quando digo outros lugares, incluo aí, também aqueles “falsos profetas”, como seitas ou artesões de práticas cabalísticas que se utilizam inclusive de “evangelhos” para tentar nos ludibriar na fé. O nosso Jesus é Aquele da Bíblia, é aquele que, gerado pelo poder do Espírito Santo, está agora sentado à direita de Deus, cuidando de nós, seus amigos, seus irmãos. Ele não faz simpatia, não faz adivinhação e nem nos aparece como espírito encarnado. Muita atenção sobre isto. Orai e Vigiai, irmão, pois o que o mundo nos oferece, uma hora ou outra nos farão mal a saúde, física ou psíquica.

A Alegria de Cristo é extasiante. Ela nos deixa tão completos que, mesmo que não tenhamos nada neste mundo, estaremos nos sentido “cheios” do Amor de Deus; tão cheios que queremos dividir essa sensação com outros irmãos.

Assim, a palavra de ordem para todos os dias de nossas vidas é: ALEGRIA. Peçamos diariamente ao Espírito Santo, a Alegria de Deus em nossas vidas.

Na PAZ e ALEGRIA de Cristo.... e no Amor de Maria...


c

Nenhum comentário:

Postar um comentário