quinta-feira, 7 de maio de 2009

Evangelizar é preciso....

Salve amados, paz e bênçãos,

Como todos sabem, nós católicos, ainda estamos no tempo pascal. Este tempo não só litúrgico mas de plena vivência na Palavra, que vai do domingo de Páscoa até a celebração de Pentecostes, após 50 dias.

Mas qual o sentido da páscoa? Páscoa tem um sentido de família, de paz, de esperança, mas também, especialmente, de ressurreição, de renascimento, de conversão. Não que somente nesta época é que devemos nos converter ou procurar a conversão de alguém, mas esta época nos serve para firmar nossa obrigação para com Deus. Somos chamados a refletir em toda nossa fé, no seu sentido e nos seus mistérios. Por isso a Igreja nos impõe a confissão, ao jejum, à oração, a reconciliação.... ao menos nesta época, nos voltarmos para Deus e procurarmos N´Ele permanecer, unindo-nos eternamente. E como conseqüência desta união, somos chamados a evangelizar.

Difundir a boa nova, a Palavra de Deus a todos, é uma obrigação do Cristão. Paulo já temia pela sua sorte se não evangelizasse (1 Coríntios 9:16).

Evangelizar deve ser visto com prioridade por nós cristãos, sejamos católicos ou evangélicos, não devemos nos deixar apenas para nossos pastores essa árdua tarefa. Como diz a Palavra de hoje, somos chamados a ser “igreja”, então é importante que realmente façamo-nos pertencer a ela. Evangelizar, antes de tudo, não é simplesmente falar da Palavra ao outro, mas mostrar o que a Palavra fez em você. È mostrar ao seu irmão o agir de Deus em sua vida. Isto é o principal. Sem isso, não existe a evangelização. Se sente incapacitado? Lembre-se que Deus capacita os escolhidos.

A preocupação com a evangelização tem sido uma constante na nossa Igreja. No dia 03 de maio agora, o Papa, na solenidade em que ordenou 19 novos sacerdotes, alertava que o “mundo” estava a contaminar a própria igreja, tendo recomendado a eles, então, uma vida em oração, de vigilância e purificação, para fins de melhor desempenhar suas atividades eclesiais. (disponível em http://blog.bibliacatolica.com.br/2009/05/04/papa-ordena-19-sacerdotes-e-adverte-%c2%abmundo%c2%bb-contamina-a-igreja/)

As declarações do Papa chegam logo após a manifestação do Cardeal brasileiro Dom Hummes, atual Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano, em carta publicada no mês de abril passado pelo L’Osservatore Romano, escrita em ocasião da Jornada Mundial pela Santificação dos sacerdotes, que se celebra em 30 de maio, Solenidade do Sagrado Coração do Jesus, onde orienta aos presbíteros, uma radicalidade nas suas formas de agir e pensar e a entrega à oração em resposta ao secularismo. Para o Cardeal que anteriormente já declarava que a Igreja não podia ficar inerte e limitar-se a acolher e evangelizar aqueles que a buscavam, em suas igrejas e comunidades, sendo necessário ir aonde as pessoas e as famílias residiam, viviam e trabalhavam, em sua nova mensagem afirma que esta “missão, então, deve ser nutrida pela oração”. (disponível em http://blog.bibliacatolica.com.br/2008/04/20/sacerdotes-devem-entregar-se-a-oracao-e-viver-com-radicalidade-diz-autoridade-do-vaticano/)

Assim, meus queridos irmãos, devemos nos revestir da túnica do Senhor, calçar suas sandálias e ir ao mundo, pregar o evangelho, anunciar a boa nova. È nossa obrigação. E para isso, é preciso que leiamos a Palavra e que aprendamos com nossos discipuladores e, acima de tudo, nos convertamos verdadeiramente, pois nós seremos a “porta de entrada” da Casa de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário