quinta-feira, 7 de maio de 2009

Servir, uma atitude dos que amam a Deus.

Salve amados, paz e bênçãos.

A passagem do Evangelho proposto para hoje nos chama a reflexão de quem realmente somos.

Jo.13:16-20
16. Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou.
17. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática.
18. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’.
19. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.
20. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

Este momento retratado por João, vem logo após, na Santa Ceia, o ato de Jesus se colocar a lavar os pés de seus discípulos, em total entrega, se colocando em humildade, servindo a seu próximo.

Interessante lembrar que João Batista, preparando o povo para a chegada de Jesus, dizia que d´Aquele que estava por vir, ele não era nem digno de amarrar sua sandálias, pois que era o Senhor Deus que estava à chegar. E Jesus vem, nos mostra um novo sentido da Palavra, nos traz novas promessas de Vida Eterna e, se dizendo o próprio Deus, se prostra humildemente diante de seus seguidores e lava seus pés, exortando-os a fazerem o mesmo, sempre.

O sentido do lava pés não deve ser visto como um ato de purificação, que era o sentido dado pelos Judeus, mas ter o sentido na pessoa de quem o faz: o próprio Cristo. E se somos feitos a imagem e semelhança Dele e chamados a imitá-lo, o que não devemos então fazer nesta vida para, ao menos, nos parecermos com nosso Pai? Devemos ser servos da humanidade, despirmos das vestes da hipocrisia, de mediocridade, da inveja, da desumanidade, do egoísmo.

E não pensemos que Deus não está vendo o que verdadeiramente somos. Ele diz que conhece aqueles a quem escolhe. E deixa claro que nem todos são os escolhidos, embora chamados a andar a seu lado. E falava de Judas, seu discípulo, que estava junto com os 12 na Santa Ceia.

Judas, embora filho de Deus, sendo batizado, vivendo na “igreja”, deixou-se levar pelo pecado e como a Palavra diz: recebeu sua paga, vindo a perecer. Devemos, pois, ter muito cuidado com o que fazemos, com nossas práticas. Devemos obedecer a Palavra e tê-la como a própria vida. Pensemos nisto. Judas existem aos montes, ao nosso lado, comendo de nosso pão. Mas, mesmo dele, Jesus lavou os pés. Nossa parte, imitando a Cristo, é “SERVIR”. A justiça que nos cabe, Deus proverá. Não pensem eles, que o Senhor não sonda seus corações.

Na paz de Deus e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário