terça-feira, 5 de maio de 2009

Educação dos Filhos: um dever dos pais.

Salve amados,

Retornando neste dia para um assunto que acho da maior importância: a educação dos filhos e a necessidade da ação dos pais no processo educacional.

Há algum tempo atrás, navegando pelo site do CONIC, deparei-me com um artigo interessante à respeito da educação das crianças e a importância da família no processo educacional com vistas, sobretudo, a um melhor rendimento escolar. A preocupação com o assunto é não só do governo mas também de toda uma sociedade e, para isso, o Ministério da Educação, junto com a Igreja, numa tentativa de mobilizar toda uma sociedade, lançaram uma cartilha para convocar os pais a discutirem o tema e se integrarem ao processo educacional.

De fato, aos dias de hoje, vemos as crianças muito soltas e praticamente sem um auxilio externo quando o assunto é educação. As escolas ficam praticamente com todos os encargos desta tarefa, já que muitos pais, em decorrência de seus afazeres não só domésticos como sociais ou de trabalho, pouco tempo tem para sentar com seus filhos e complementar a educação que estes recebem. Esta ausência é sentida quando vemos nossas crianças soltas pelas ruas, com palavriados chulos, andando em grupos com manias estranhas, etc. Não devemos nos esquecer que há muito se encontra abolida das grades curriculares a matéria que tratava de moral e civismo que ajudava na formação do caráter de nossas crianças.

Com autorização do Reverendo Luiz Alberto Barbosa, Secretário Geral do CONIC, estou a seguir divulgando a reportagem publicada no site da organização. Vale a pena ler a matéria e divulgá-la. Zelar pelo bem de nossas crianças e ajudar para que tenham uma vida saudável em todos os sentidos, é mais que obrigação dos pais. É também de toda uma sociedade, principalmente a Cristã, posto que este fato se encontra inserido no contexto religioso. É um cuidado do “Bom Pastor”.

Um recado à família

MEC e igrejas lançam uma cartilha para conscientizar os pais da importância deles no processo educacional dos filhos para que os estudantes melhorem o rendimento escolar. O documento será distribuído nos colégios.

Com o objetivo de divulgar a importância da família no processo educacional das crianças, o Ministério da Educação, o Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançaram uma cartilha informativa explicando como os pais podem ajudar os filhos no processo educativo.

A cartilha tem linguagem simples e direta e convoca as famílias a se envolverem na educação das crianças, acompanhando a freqüência e o desempenho delas na escola, participando de conselhos escolares e verificando se a escola é bem organizada, entre outras providências.

O MEC vai ficar responsável pela distribuição da cartilha, que será feita em todas as escolas e também em todas as igrejas parceiras do ministério neste Plano de Mobilização da Sociedade Civil para trabalhar por uma educação melhor para todos. O público-alvo é toda a sociedade.

“Estamos convocando toda a sociedade civil organizada – igrejas, sindicatos, órgãos do governo e empresários – para se mobilizar e ajudar a difundir a educação como um valor social”, ressaltou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, a intenção é despertar um sentimento nacional pela educação. “E se os meios de comunicação são importantes para mobilizar a sociedade, o corpo-a-corpo talvez o seja ainda mais. Falar, olhando nos olhos: vamos garantir que seu filho se eduque”, incentivou.

O reverendo Luiz Alberto Barbosa, secretário-executivo do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), acredita que uma criança acompanhada pelos responsáveis tem melhor rendimento nos estudos. “Os pais devem ser os principais incentivadores dos filhos para que eles se dediquem mais aos estudos. Os alunos cujos pais são presentes e atuantes com certeza exibem um melhor rendimento escolar”, aposta.

Pai omisso deve rever a atitude

Virgínia Couto Pessoa, consultora de Marketing, mãe de Helena, 10 anos, e Rodrigo, 12 anos, acompanha de perto os estudos dos filhos. “Me envolvo totalmente com a vida educacional deles. Na verdade, como pais, precisamos fazer um acompanhamento de nossos filhos durante a vida toda e isso, com certeza, inclui sua vida educacional”, diz.

Ela acha que os pais omissos deveriam rever sua atitude, pois não basta dar bronca quando os filhos vão mal na escola. “Eu acho que ser omisso é bem mais fácil. Colocar a culpa na correria no dia-a-dia já virou clichê. Filho é para sempre e depende muito dos pais o que a criança de hoje vai ser futuramente, pois a educação também molda o caráter”, afirma Virgínia Couto Pessoa.

Marli Pinheiro, coordenadora educacional do ensino médio do Centro Educacional Sigma, compartilha da idéia de que os pais precisam acompanhar a vida escolar dos filhos, pois isso demonstra comprometimento e envolvimento com a formação deles. “Os pais acham que não há necessidade de estarem presentes na vida educacional dos filhos e isso é muito errado. Quando o aluno tem acompanhamento da família, obtém melhores resultados na escola”, avalia.

O colégio Sigma encontrou uma solução para a falta de tempo dos pais. “Toda a vida escolar do aluno está na página da instituição. Assim, o responsável pelo estudante não precisa nem se deslocar de onde estiver para saber do rendimento do aluno, como notas ou freqüência”, diz Marli Pinheiro.

Igrejas mais participativas

O reverendo Luiz Alberto Barbosa, do Conic, conta que todas as igrejas estão envolvidas no processo educacional no Brasil, desde creches até universidades, e podem ter um papel mobilizador junto aos pais, visando criar, em toda a família, a consciência da importância da educação como prioridade. Ele diz que a educação é a essência das instituições religiosas “Durante muitos anos, no passado, a educação era responsabilidade única e exclusiva das igrejas. E hoje no Brasil a rede educacional religiosa é enorme”, lembra.

Ele acha que a escola e as instituições religiosas se completam em uma espécie de parceria, pois o objetivo é o mesmo. “O foco é nas famílias e nas lideranças comunitárias e religiosas, e a parceria tem sido um sucesso com o MEC até agora”, revela. O Conic (igrejas católica, anglicana, luterana, presbiteriana, ortodoxa e cristã reformada) tem atuado junto a essas instituições no sentido de mobilizar todos os fiéis na busca de uma educação de qualidade e acessível a todas as crianças, dentro do plano de ação lançado pelo MEC.


fonte da notícia: jornal da comunidade
disponível em http://www.conic.org.br/index.php?system=news&news_id=696&action=read


Nenhum comentário:

Postar um comentário