segunda-feira, 25 de maio de 2009

IV Norteando no Domingo da Ascenção do Senhor...

Salve amados,

Ontem, dia 24/05, o Vicariato Norte da Arquidiocese do Rio de Janeiro, promoveu uma quarta edição de um evento com a juventude, o IV Norteando. O evento que pretendeu ser um dia de evangelização, louvor e adoração, aconteceu na Praça Vanhargem na Tijuca, iniciando-se às 9:00 e terminando às 18:00, e reuniu cerca de mais de mil pessoas entre jovens de 5 a 100 anos.

Os jovens das diversas paróquias que compõem o vicariato montaram barraquinhas ao redor da praça onde disponibilizavam ao publico bebidas, comidas, brincadeiras como a foto maluca e pula-pula.

Teve apresentação de dança, a Santa Missa celebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Wilson e pelo nosso Vigário Episcopal, Monsenhor Gustavo, Adoração ao Santíssimo conduzida pelo Padre Gleuson, e apresentação de grupos musicais como o ministério de música da igreja local. Encerrando o evento, apresentou-se a banda Canto Novo, já conhecida no mundo religioso ligado a Renovação Carismática, tendo a participação toda especial de Márcio Pacheco, ex-integrante da Banda Pastor, hoje bem atuante no mundo político sempre em Defesa da Vida e dos deficientes.

O evento realmente foi muito bom. Faltou, contudo, a EVANGELIZAÇÃO, que se resumiu no fato de o evento estar sendo difundido ao povo que passava pelo local por meio das caixas de som.

Particularmente acho que se perdeu uma boa oportunidade para que os jovens evangelizem. Poderiam ter ficado nos sinais de transito, para que quando estes fechassem, fossem distribuídos folhetos com uma Palavra bíblica, com a divulgação das paróquias, o local delas, os horários das missas, etc. Poderiam fazer a mesma coisa com os que passavam pela praça, com os que estavam nos bares e restaurantes que circundam o local, enfim com muita gente. Mas isto não foi visto. Faltou ATITUDE. Para os que passavam por ali naquele domingo era mais um evento qualquer.

Me pergunto o que falta. Falta coragem de assumir Cristo? Falta coragem em levar a palavra? E no jovem então que tem tanta vitalidade, tanta força, o que faltou para realmente evangelizar? Para mim o evento pecou nisto. Faltou Atitude. Alô Sr. Vigário Episcopal, Alô srs. Líderes de pastorais da juventude, srs. Párocos. Vamos sacudir nossos cristãos. Vamos sair às ruas sim, mas para levar a Palavra. Não esperando que alguém venha buscá-la, mas indo de encontro ao povo e evangelizar, falar do nosso Deus, um Deus libertador, que cura, que tira os vícios, que nos transforma. Um Deus que é amor.

Ontem, antes de ir ao evento do Vicariato, assistia a missa matinal na Paróquia N S Aparecida no Cachambi e tive a satisfação de vê-la presidida pelo nosso Bispo Dom Edson de Castro Homem. Ontem a igreja celebrava a Ascenção do Senhor e nosso bispo dizia em sua homilia que Jesus antes de subir aos céus nos deixava duas obrigações: uma a evangelização dos povos e outra, o batismo deles em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E nos dizia com muita propriedade que nós católicos não somos muito evangelizados. Somos até batizados e catequizados, mas não evangelizados e que muitos têm a bíblia em casa para enfeite. (eu já havia inclusive falado sobre isso tudo anteriormente. Que bom que alguém no meio sacerdotal também vê assim).
E exortava os fiéis presentes a tomar como costume a leitura da Palavra. Não uma vez ou outra, mas de uma forma concreta, quiçá diária. E neste momento, citava com todo respeito os nossos irmãos evangélicos. Que via inclusive como sadio o crescimento das igrejas evangélicas pois seus fiéis diferem de nós no fato de tomarem a Palavra como centro da vida cristã. Dizia-nos Dom Edson que, embora muitos ainda incorressem em enganos interpretativos ou mesmo fundamentalistas, tomando o texto ao “pé da letra”, a atitude dos Pastores em difundir a Palavra e fazer com que seus fiéis fizessem a mesma coisa, é um exemplo que deveria ser seguido pela nossa Igreja.

Achei fantástica essa pregação de um sacerdote da minha igreja pois são poucos os que têm a coragem de vir ao púlpito e transmitir uma verdade dessa. Muitos se escondem atrás da batina e deixam inclusive acontecer enganos terríveis que maculam as Escrituras. Mas esta é a verdade; temos de ler mais a Bíblia. Temos de tomar isto como um costume, como centro de nossa fé, de nossa vida. Ler e pedir ao Espírito que nos esclareça e tirar as dúvidas com nossos sacerdotes, que melhor poderão nos dirimir o que não entendermos.

Durante a semana providenciarei fotos do evento para postar aqui.

Na paz de Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário