terça-feira, 26 de maio de 2009

O Poder da Oração...

O Poder da Oração

Salve amados,

Depois de um breve descanso - já que às 3:00 da manhã ainda estava no micro disponibilizando os vídeos do evento de ontem da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - retorno mais uma vez neste dia, agora para a meditação diária da Palavra, que hoje nos é indicada no Evangelho de João, 17, 1-11, 1ª parte.

1. Assim Jesus falou, e elevando os olhos ao céu, disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica teu filho, para que teu filho te glorifique,
2. assim como deste a ele poder sobre todos, a fim de que dê vida eterna a todos os que lhe deste.
3. (Esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que enviaste)
4. Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer.
5. E agora Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com a glória que eu tinha, junto de ti, antes que o mundo existisse.
6. Manifestei o teu nome aos homens que, do mundo, me deste. Eles eram teus e tu os deste a mim; e eles guardaram a tua palavra.
7. Agora, eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8. porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as acolheram; e reconheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti e creram que tu me enviaste.
9. Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles.
11. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.

A passagem de hoje tem início quando ainda Jesus ensinava aos seus discípulos, alertando-os do que estava para acontecer, a vinda do “advogado” que iria esclarecer tudo a respeito do que havia sido dito pelo Pai, Seu destino, e a atitude de seus seguidores. E já falava isso abertamente.

Hoje Jesus ora ao Pai pedindo pelos seus discípulos, para que fortaleça neles a fé, a crença em tudo o que lhes foi ensinado à respeito de Deus. Jesus faz esta oração muito particularmente por aqueles que então são seus seguidores. Aqueles que receberam a Palavra, creram Nela e tomaram como o Caminho de Suas vidas. Estes, que mais tarde viriam ser chamados Cristãos, foram os que receberam naquela oportunidade, as súplicas de Jesus.

Quando Jesus ascender aos céus, antes mesmo, quando tiver início toda sua Paixão do Enviado, seus seguidores ver-se-ão perdidos, sem rumo, sem um guia, temerosos pelo que lhes pode acontecer a qualquer momento, pois sobre isto foram alertados a todo momento: que iriam passar pelo que Jesus passou. E tudo isto faria com que eles se dispersassem, com que cada um fosse para um canto, abandonando toda a crença adquirida na Palavra, abandonando o Caminho.

É este o teor da súplica de Jesus: que o Pai neste momento, oriente aqueles que são seguidores de Cristo a perseverar na Palavra, na Verdade, nos Seus ensinamentos.

E quantas vezes nos dias de hoje nos vemos assim? Onde qualquer motivo é capaz de nos tirar a paz, o sossego, desviando-nos do Caminho e por vezes até nos fazendo descrer de tudo o que nos foi ensinado? Quantas e quantas vezes nos pegamos em erros em nosso agir, sem paciência, sem a tolerância que deve ser a conduta da vida de um Cristão?
È nesse momento que devemos orar ao Pai, como Jesus outrora pediu por nós. Lembremo-nos que Ele mesmo nos disse: Tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, lhes será dado – João, 14, 13.

Então amados irmãos, coloquemo-nos sempre em oração. Trago de um pastor amigo um lema sempre citado por ele nas chamadas para campanhas de oração em sua igreja: “pouca oração, pouco poder, muita oração, muito poder, mas nenhuma oração, nenhum poder”.

Pensemos nisto. A força do Cristão está na oração e Jesus nos ensinava isto a todo momento, onde constantemente víamos seu recolhimento para suas oração particulares, ou mesmos no meio do povo, quando buscava interceder por eles. Mesmo sendo Jesus, Deus, Ele buscava Sua força de Seu Pai e isto o fazia através da oração.

É muito comum nos pegarmos em oração quando estamos em vias de perigo, de algum desgosto. Nestas horas é imprescindível a nossa oração. Mas como devemos estar sempre alertas, vigiantes, devemos tornar um hábito a oração, pela manhã, ao acordar, à noite antes do deitar, às refeições, enfim, em todos momentos. Esta freqüência também, se mostra importante a medida que vamos tomando em mente que, se em tudo devemos dar graças, pedir e dar graças por aqueles que não tem condição de pedir é nosso dever. Como Jesus fez, façamos também.

Este é o meu pensamento para hoje.

Voltarei com certeza mais tarde para falar sobre os acontecimentos deste segundo dia da Semana de Oração pelos Cristãos. Hoje a Paróquia N S Fátima recebe o Pr. Geraldo Alcântara, que tem um Ministério lindo para Jovens. É uma benção na vida deles. Quem tiver interesse, a Igreja fica localizada no Méier, na Rua Adriano, 158, Rio de Janeiro. Vá orar conosco.

Na paz de Jesus e no amor de Maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário