segunda-feira, 11 de maio de 2009

Rumo a Pentecostes

Salve amados,

Iniciamos mais uma semana, rumo a Pentecostes, a vinda do Espírito Santo.

Ontem foi o dia das mães. E como não podia deixar de ter sido, foi um dia de emoções. A liturgia dominical que nos lembrava do amor de Deus, também nos levava a traçar o paralelo com o amor de Mãe, sendo também elas a expressão do amor na Terra, o anjo enviado por Deus que viria a anteceder nossa chegada no mundo, para nos alimentar, aquecer, proteger, encaminhar em uma vida cristã, enfim, nos amar e proteger no plano terreno tal qual Ele faz conosco no espiritual.

Na liturgia proposta para hoje – João, 14, 21-26 – Jesus que, em todos os momentos da semana passada afirmava ser a expressão de Deus na terra, entre os homens, hoje nos apresenta a terceira figura da santíssima trindade e já nos prepara para receber o Espírito Santo.

21. Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
22. Judas ( não o Iscariotes ) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?”
23. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada.
24. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou.
25. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco.
26. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

Como sempre Jesus nos diz que aquele que observa, que guarda, que obedece aos seus ensinamentos é quem o verdadeiramente o ama e, por isso, é amado por Deus, nosso Pai e Eles farão neste a Sua morada. Quem ama a Jesus e segue seus mandamentos, é o “templo” de Cristo, se torna um pedacinho da Sua Igreja, da Igreja desejada por Ele. E por sermos templos é que devemos cuidar de nossos corpos, da matéria que abriga Cristo, a qual consagramos integralmente a Ele.

Mas o ponto que analiso hoje é o Jesus nos revela que quando Ele for, nos será enviado um defensor, um advogado, o qual nos ensinará e fará recordar tudo o que foi dito por Jesus para que nós, que temos esta obrigação, possamos levar adiante, a todos os povos, Sua Palavra.

Este defensor é o Espírito Santo, a terceira figura da Santíssima Trindade, em que se baseia nossa fé: “Creio em um só Deus, Todo Poderoso.... e em Seu filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.... concebido pelo Poder do Espírito Santo...”.

É Ele quem nos ensinará tudo o que Cristo primeiramente ensinou aos discípulos. Jesus quando prega ao seu rebanho, o faz por meio de parábolas, de uma linguagem totalmente própria onde nos vai revelando seu mistério e nossa salvação e, por isso, muitas das vezes não é entendido. Mas isto é normal afinal, se o conseguíssemos entender, Ele não seria Deus. Mas Ele nos diz que quem vai nos ensinar tudo o que Ele nos disse é o Espírito Santo. É a Luz Divina de Deus que nos será enviada e nos iluminará os caminhos e, aí recordaremos tudo o nos foi revelado e passaremos a ter a compreensão da Palavra para podermos difundi-la aos Povos.

Isto aconteceu primeiramente com os 11 em Pentecostes e, agora acontece conosco. Enquanto Jesus foi preparar-nos a morada, nosso Pai nos envia Seu Espírito Santo, nos revelando, nos ensinando a Palavra de Seu Filho que nos foi deixada na Bíblia. Daí a importância e a necessidade de antes de abrimos nossas Bíblias, nos colocarmos em oração, pedindo ao Espírito Santo que nos abra o entendimento da alma e do coração, para que possamos entender o que nos é revelado. Ler com os olhos da alma é como iremos recordar tudo o que nos foi ensinado sobre o respeito, a dignidade, o humanismo, e tantas outras coisas que podem ser traduzidas no amor a Deus e ao próximo.

Na Paz de Cristo e no amor de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário