sábado, 30 de maio de 2009

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - SextaTerça Feira - Pr Geraldo Alcântara

Salve amados,

Snif...snif…snif... Terminou mais uma edição do evento “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”.

O evento lotou a Igreja de N S Fátima – RTS, no Méier, em todas as noites, reunindo cerca de mais de 400 fiéis, entre católicos e evangélicos em oração. Mas o Pároco já avisou: em Setembro, mais eventos direcionados à unidade cristã.

Nesta sexta-feira o convidado foi o Pr. José Roberto Cavalcante, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Presidente do CONIC-Rio, entidade que congrega igrejas cristãs brasileiras em torno da unidade.

O Reverendo nos trouxe nesta noite o tema: historia da divisão e a necessidade da unidade, relatando as históricas desuniões desde Gênesis 13, entre Abraão e Ló, passando pelos filhos de Jacó que se desentenderam no episódio de José em Gênesis, 37, até a divisão de Israel com a morte de Salomão (I Reis 12). Depois, já no novo testamento, a divisão continuou, principalmente quanto a Judeus e pagãos (Atos 10), até chegar aos dias de hoje, passando pela idade média e o protestantismo. O Pr. contou também um pouco sobre o conselho que representa, mencionando que o tema da semana ecumênica deste ano foi escolhido pelos cristãos da Coréia, que primam por ver novamente unida a sua pátria.

Mas para fins de reflexão, salientou que a verdadeira desunião não está só no contexto social ou político, mas sim no religioso. As religiões já foram criadas desunidas. Desde o início do Cristianismo, de uma certa forma, já havia rupturas, desentendimentos, talvez não em relação ao Senhor, mas como adorá-lo. E isto ocorre até os dias de hoje, com os católicos, evangélicos, protestantes, mulçumanos, etc. Mas isto precisa ser mudado e para isto busca-se a esperança, cada dia mais, no ecumenismo.

Em Ezequiel 37, Deus quer a união dos seus, das tribos que foram desfeitas, pois a união delas é que tornará seu reino mais forte. Mas esta profecia hoje em dia nos alcança, pois que vivemos no tempo da graça, onde Deus se fez humano através de Jesus, dando-nos a Ele para que então conhecêssemos a Deus e o seguisse por todo o sempre. Ora se Cristo é nossa Igreja e nós somos membros D`Ela, somos então membros do Corpo de Jesus, onde não há lógica em sermos separados, já que nenhum corpo tem seus membros separados, sob pena de ficarem maculados, estarem mutilados.

Assim, a profecia nos alcança, exortando-nos a cada dia, a nos unirmos em torno do nome daquele que se deu por nós. Temos de nos reconciliar, ainda que para que isto aconteça, venhamos a sofrer represálias, injustiças, etc.

E esta reconciliação, diga-se de passagem, não deve operar somente entre as religiões. Muitas igrejas sofrem pela separação de seus próprios membros, pastorais, movimentos, etc. Os desentendimentos acontecem em todo o lugar, seja na igreja católica, seja na evangélica, protestante, etc.

O ecumenismo está sobre tudo centrado na “reconciliação”. Ecumenismo não significa que eu tenha de abdicar minha forma de adorar a Deus para fazê-lo do jeito que meu irmão pensa que é certo. Ecumenismo significa respeito. Significa olhar a Jesus, sem abrir mão das características de sua religião, de seus dogmas de seus sentimentos. Por isso precisamos mais e mais difundir o sentindo ecumênico no meio de nós. Precisamos voltar a ser um para a alegria de Deus, para sua Glória.

E a Semana de Oração vem tentando resgatar isto. É um primeiro passo para a Unidade dos Cristãos. Mas esta “união” tem de ser sincera. É muito fácil ficarmos dentro de Casa e recebermos nossas visitas e tratar-lhes bem. Temos que realmente nos despir da capa da soberba e esticar a mão ao irmão. Vamos exercitar esta Semana sempre que pudermos. Da mesma forma com que recebemos nossos irmãos evangélicos, vamos também em suas Casas, vamos partilhar.

Acho que poucos sabem, mais eu vivo um relacionamento ecumênico. Minha esposa é evangélica da Igreja de Nova Vida e temos um bom trânsito dentro das igrejas católica e evangélica. Partilhamos da Palavra. Buscamos a união de outros irmãos. E vocês não sabem o quanto isso é bom, o quanto vivemos com a alma lavada.

Fica aqui, assim, meu convite. Procurem na internet o pastor que participou desta Semana de Oração e de outras que você também possa ter participado. Vá à sua Igreja. Partilhe da Palavra, dos louvores, da adoração, enfim, beba de tudo como eles beberam em nossa Casa.

O Ecumenismo, a reconciliação inicia-se assim...Pensem nisso...

Estarei postando fotos e filmes deste dia no orkut, na rede 93, no youtube....Por enquanto deixo os seguintes endereços:http://picasaweb.google.com/jaugustog
http://www.youtube.com/jaugustogrj

http://rede.radio93.com.br/profile/JoseAugustoGomes

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=7744669924895755916

para quem é meu amigo no Orkut... quem ainda não é peça p add...
Que quiser, é só dar uma passadinha e ver como foi mais este dia de glória...


Na Paz de Cristo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário